segunda-feira, 9 de maio de 2011

Não troque as sacolas plásticas

Não troque as sacolas plásticas – ainda
A Tribuna – Ciência – 14/03/2011
Embora seja o alvo preferencial dos ambientalistas, os sacos plásticos estão literalmente por toda parte. Infelizmente, eles estão também pelas ruas, mares, rios e nos lixões, uma vez que a estrutura de reciclagem é deficiente, assim como os programas de educação ambiental. Contudo, os reais benefícios ambientais, assim como eventuais desvantagens, da substituição dos plásticos por bioplásticos ainda não estão totalmente claros. Por isso, Hsien Hul Khoo e seus colegas do Instituto de Engenharia e Ciências Químicas de Cingapura decidiram fazer uma avaliação do ciclo de vida das sacolas feitas com bioplásticos para verificar se elas são mesmo boas para o meio ambiente.
A avaliação do ciclo de vida (ACV) é uma técnica usada para analisar os impactos ambientais associados a todas as fases de um processo produtivo, com a elaboração de um inventário da energia e dos recursos consumidos e das emissões e dos resíduos gerados na produção de um determinado produto.

Os pesquisadores compararam sacolas feitas de bioplástico à base de amido de milho com as tradicionais sacolas de polietileno, à base de petróleo.
De forma inesperada, a equipe descobriu que a energia consumida na produção das sacolas de bioplástico é 69% maior do que a energia gasta na fabricação de sacolas de polietileno. (do site Inovação Tecnológica).

Leia a matéria completa no site inovação tecnológica

0 comentários:

Postar um comentário