sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Plástico oxi-biodegradável


O que é plástico oxi-biodegradável?  

Trata-se de um aditivo que, acrescentado aos processos convencionais de  transformação de polietileno ou polipropileno, numa proporção média de 1 % da matéria-prima bruta, possibilita a produção de sacolas plásticas com  acelerado processo de degradação.


Como age?

A ação do produto é simples, ele começa a trabalhar quando o plástico é descartado, fragilizando, sob condições comuns do ambiente, as ligações entre as moléculas de carbono e hidrogênio que formam o plástico.

Quanto tempo demora até se degradar completamente?

Uma vantagem importante do plástico oxo-biodegradável é que pode ser programado para se degradar no período de tempo que for necessário. O prazo de duração médio de um saco de plástico é cerca de 18 meses. Durante esse período os sacos são reutilizados com frequência para as compras ou como sacos de lixo, etc.. (Veja imagem abaixo).

  
Deixa resíduos nocivos?

Não. O plástico oxo-biodegradável passa todos os testes normais de ecotoxicidade, incluindo a germinação de sementes, crescimento de plantas e sobrevivência do organismo (dáfnias, minhocas) feitos em conformidade com os padrões nacionais ON S 2200 e ON S 2300.


Importante saber...

A adição do agente acelerador de degradação em nada compromete as propriedades como a resistência dos materiais e não tem restrições quanto a impressão ou o acabamento da embalagem, além disso o plástico continua sendo reciclável.

É preciso deixar claro também  que a sacola não vai se esfacelar na mão do consumidor se ela tomar chuva ou ficar no sol, pois a degradação ocorre a partir de uma exposição prolongada a esses fatores.

0 comentários:

Postar um comentário