segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Empresa transforma sacolas plásticas em tapume

Grupo Baram aponta solução sustentável ao usa sacolinhas plásticas na fabricação de tapume ecológico.


Desde o ano passado, o Grupo Baram vem utilizando como matéria-prima na fabricação de tapumes sacolinhas plásticas e embalagens metalizadas, criando assim um produto inovador, o “tapume ecológico”.

O produto apresenta maior vida útil, pois não se deforma e nem se decompõe se deixado exposto às variações climáticas. Além de ser impermeável e ter baixo custo de produção, o tapume é reaproveitável, 100% reciclável, lavável e apresenta seis vezes mais durabilidade do que o compensado feito com resíduos de madeira e não acumula bactérias.

Para fabricar cada peça, medindo 2,20m por 0,55m, são consumidas três mil sacolas plásticas e embalagens aluminizadas, iguais àquelas que o consumidor leva para casa ao sair do supermercado.

Por mês, a Baram fábrica em média seis mil chapas. Atualmente, o grupo é responsável pelo fornecimento de material a uma carta com mais de 300 clientes em todo o Brasil.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Sacola plástica ou de papel?

A preservação ambiental é um assunto cada vez mais presente na nossa sociedade. Com a crescente escassez de recursos naturais, parte da população se conscientizou da necessidade de se empenhar na conservação da natureza.     

Além de preferir comprar produtos ecologicamente corretos e tomar atitudes sustentáveis, as pessoas que se importam com o tema têm entre as suas principais preocupações a economia de sacolas plásticas, por acreditar que elas são mais nocivas ao meio ambiente que outros materiais utilizados na fabricação de sacolas, como o papel.

Ao contrário do que muita gente pensa, de acordo com pesquisas recentes, considerar o plástico um vilão do ponto de vista ambiental é relativo. A explicação é simples. Um saco plástico que suporte 4 kg de compra pesa em média 14 g. Já uma sacola de papel para agüentar a mesma quantidade de produtos deverá pesar cerca de 50 g. A conclusão é que, para
produzir uma sacola de papel, é necessário aproximadamente três vezes mais matéria-prima que para produzir uma equivalente de plástico.


O mesmo vale para o uso da água. Durante o processo de fabricação de um saco plástico, o gasto de água é três vezes menor que o exigido para produzir uma sacola de papel com a mesma capacidade. Se a intenção é economizar recursos naturais, renováveis ou não, teoricamente preferir sacolas de plástico seria mais sensato que utilizar sacolas de papel.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Sustentabilidade - matéria da revista Veja

Alertando que “o que cada um pode fazer pelo planeta nem sempre é aquilo que os manuais recomendam”, reportagem da revista Veja sobre sustentabilidade desaconselha a substituição de sacolas plásticas por embalagens de papel.

“As vantagens da troca não são tão evidentes. A produção do papel emite 70% mais poluentes atmosféricos que a de plástico. A reciclagem do papel consome 98% mais energia que a do plástico. A solução talvez não seja a troca, mas um descarte mais eficiente das embalagens plásticas”, diz o texto.


A reportagem destaca que o plástico é reciclável e recomenda sua destinação a cooperativas de recicladores nas cidades em que não há coleta seletiva.
Clique aqui para ler a matéria na íntegra.