segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Sacolinhas: Não existe lei que proíba.

Alguns comerciantes estão pegando carona no "esquema" dos supermercados e estão se aproveitando para também não distribuirem as sacolinhas plásticas dizendo que estão seguindo a nova lei.

Deixamos bem claro que NÃO EXISTE NENHUMA LEI QUE PROÍBA A DISTRIBUIÇÃO DE SACOLAS PLÁSTICAS NO ESTADO DE SÃO PAULO.

O Instituto Nacional de Defesa do Consumidor (IDECON) declara que tal procedimento fere o direito do consumidor - veja aqui: http://migre.me/7viBk

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Caixas de papelão, Sacolas de pano e seus perigos

 

Estudo aponta que caixas de papelão e sacolas de pano usadas são mais vulneráveis à contaminação.

 

As sacolas plásticas possuem menor risco de contaminar alimentos

 

Um estudo realizado pela Microbiotécnica, empresa especializada em higiene ambiental com 25 anos de experiência, apontou que as caixas de papelão usadas, disponibilizadas pelos supermercados, e as sacolas de pano, trazidas de casa pelo consumidor, possuem alto grau de contaminação podendo prejudicar a saúde da população.

A análise comprovou que, em relação às sacolas plásticas, ambas as opções apresentam maior carga microbiana – as caixas de papelão cerca de oito vezes mais para bactérias e 12 vezes mais para fungos, e as sacolas de pano possuem risco quatro vezes superior para bactérias e cinco vezes para fungos.

Nas sacolas plásticas não foi encontrada a presença de coliformes totais, coliformes fecais nem E.coli (Escherichia coli), enquanto em 58% das sacolas de pano havia a presença de coliformes totais. Já nas amostras de caixa de papelão, 80% apresentavam coliformes totais, 62% coliformes fecais e 56% E.coli.  

O campo de estudo abrangeu supermercados de todas as regiões da cidade de São Paulo com a seguinte sistemática: O Bureau Veritas coletou 50 amostras de cada tipo de embalagens (sacolas plásticas, caixas de papelão usadas e sacolas de pano). As sacolas de pano foram obtidas junto aos consumidores para garantir que já tinham sido utilizadas. As amostras de sacolas plásticas e caixas de papelão usadas foram coletadas nos caixas, onde ficam à disposição dos consumidores, e encaminhadas ao laboratório para análise.

Veja o estudo completo no link: http://migre.me/79h0m